
Já aqui mostrei Valentina interpretando Beethoven ( Moonlight Sonata). Hoje vai tocar Schubert.
Em 1825, Schubert compôs um conjunto de sete canções para versos retirados do poema épico de Walter Scott "The Lady of the Lake", traduzido para alemão por Adam Storck. Este conjunto foi publicado em 1926 constituindo o seu Opus 52, sendo uma dessas canções "Ave Maria". Mais tarde Liszt elaborou três transcrições diferentes para piano.
Estas peças foram compostas com os textos traduzidos em alemão, mas com a clara intenção de serem utilizados também com os textos originais em inglês. A sexta dessas canções intitula-se "Ellens Gesang III" (Hino a Maria).
No poema de Walter Scott a personagem Ellen Douglas, "the Lady of the Lake" do lago Loch Katrine nas Highlands escocesas, acompanha o seu pai que foi exilado nas cavernas do Goblin por se ter recusado a acompanhar o seu anfitrião, Roderick Dhu, numa revolta contra King James. Roderick Dhu, líder do clã Alpine, parte para a guerra com os seus guerreiros, mas hesita quando ouve o som distante da harpa de Allan-bane que acompanha Ellen numa prece dirigida a Virgem Maria, pedindo ajuda.
A primeira apresentação desta canção terá sido no castelo da Condessa Sophie Weissenwolff na cidade austríaca de Stevregg. Foi-lhe dedicada tendo ficado Sophie conhecida ela própria como a "Senhora do Lago".
Não se conhece bem a razão pela qual esta canção passou a ser cantada com a prece católica romana "Ave Maria". Talvez as palavras iniciais dos versos tenham inspirado esta utilização. Mas na realidade esta versão é tão frequentemente utilizada atualmente com a prece católica que conduziu à ideia errada que a música foi composta com esta intenção.
De fato, se apreciarmos bem o conjunto, vemos que as palavras e a música não se adaptam bem, tendo os versos que ser estendidos ou repetidos para encaixarem no tema. Basta ouvir a "Ave Maria" de Gounod que foi composta originalmente com esta intenção, para ver a diferença.
Num piano austríaco - Bosendorf - está então Valentina Lisitsa interpretando a Ave Maria de um compositor austríaco - Schubert - numa gravação de 2011 em Hannover. Como se pode apreciar, o acompanhamento é tocado por duas mãos. Uma terceira é necessária para tocar a melodia. Depois, no segundo verso, uma quarta entra a tocar os arpejos. Finalmente, aos 3.25, uma quinta mão tem de tocar os arpejos a duas mãos. Eu sei que não se vê bem no video, mas Valentina tem realmente cinco mãos !!!
Como bonus, trago Joan Baez cantando Ave Maria com os versos escolhidos pelo próprio Schubert, em alemão, numa gravação de 1966.
Sem comentários:
Enviar um comentário